Fundos

Patrimoniais

Os Fundos Patrimoniais ou Endowments, em inglês, são instrumentos financeiros de longo prazo – com capital proveniente de doações de recursos ou bens – criados com a finalidade de garantir sustentabilidade no financiamento de organizações sem fins lucrativos através dos rendimentos dos recursos investidos.

No Brasil, o modelo já existia desde meados dos anos 50, mas sua regulamentação veio em 2019 através da Lei 13.800, que reconhece a relevância dos fundos como instrumentos para captação de recursos privados – doações – pelas entidades e cria parâmetros de governança para as instituições gestoras.

SAIBA MAIS!

Como atuamos?

A Organização Gestora de Fundos Patrimoniais (OGFP) Endowments do Brasil, em parceria com a SITAWI, faz a gestão do principal e do fluxo do capital (rendimentos financeiros), ou seja, gerencia o aporte de recursos, seu investimento em busca de rendimento financeiro sólido de longo prazo e os desembolsos desse rendimento para as instituições e projetos apoiados.


Em uma abordagem inovadora no país, a estrutura da OGFP abrigará fundos de múltiplas causas, com um custo consideravelmente menor do que cada causa/instituição teria ao criar sua própria OGFP, numa lógica de ‘infraestrutura comum’. A parceria entre as organizações – com CNPJs e governanças independentes – será representada pela marca ‘SITAWI Fundos Patrimoniais’.


“Acompanho o desenvolvimento do mercado de Fundos Patrimoniais no Brasil há muitos anos e contar com a experiência de atores como a SITAWI é essencial para o fortalecimento deste modelo de investimento social. Acredito que, com a expertise da SITAWI, temos um futuro muito promissor com possibilidades reais de alavancar o interesse pelos endowments, viabilizando o estabelecimento de um legado perene para diversas instituições."

Felipe Sotto-Maior

Advogado

Benefícios dos

Fundos Patrimoniais

Conheça algumas vantagens ao estruturar um endowment com a SITAWI Fundos Patrimoniais:

Redução de custos operacionais e legais 

Estrutura jurídica e governança independentes

Flexibilidade no uso dos recursos

Legado (sustentabilidade financeira para as organizações)

Transparência e compliance

Clique aqui e faça o download da nossa apresentação

Modelo operacional: A SITAWI Finanças do Bem e a Endowments do Brasil são organizações com CNPJs e governança independentes, que irão trabalhar em parceria nos Fundos Patrimoniais multi-causas. A gestão dos Fundos Patrimoniais é feita pela Endowments do Brasil, sendo que a SITAWI Finanças do Bem irá fornecer tempo de pessoal e uso da marca "SITAWI Fundos Patrimoniais", conforme estabelecido em contratos de parceria e royalties. 

Saiu na Mídia

Lançamento da nova frente de atuação para Fundos Patrimoniais em parceria com a Endowments do Brasil foi destaque em notícia do Valor Econômico. Confira aqui.

Tem interesse em saber como um Fundo Patrimonial pode apoiar o alcance dos objetivos sociais e/ou ambientais de sua família ou organização?

Entre em contato conosco!

Ao informar meus dados, estou ciente e concordo com as diretrizes da Política de Privacidade da SITAWI.

Perguntas Frequentes


Conforme a lei 13.800, a Organização Gestora do Fundo Patrimonial se trata de uma instituição privada sem fins lucrativos, instituída na forma de associação ou de fundação privada, com o intuito de atuar exclusivamente para um fundo na captação e na gestão das doações oriundas de pessoas físicas e jurídicas e do patrimônio constituído;

A governança de uma organização gestora é composta por um conselho de administração, um comitê de investimentos e um conselho fiscal.



Famílias filantropas, empresas e instituições privadas sem fins lucrativos que possuam objetivos de impacto social e/ou ambiental positivo e que desejam constituir um legado sustentável e perene para o financiamento de projetos e/ou mesmo das operações das mesmas.



Com o desenvolvimento da estrutura de fundos multi-causas, os Fundos Patrimoniais geridos pela Endowments do Brasil (OGFP) em parceria com a SITAWI poderão partir do valor de R$2 milhões.



Os Fundos Patrimoniais são estruturas criadas para garantir a perenidade das doações a organizações sem fins lucrativos, através do uso dos rendimentos do investimento do principal no mercado financeiro, mantendo o montante principal intacto.

Em um Fundo Filantrópico, as doações costumam ser direcionadas de acordo com finalidades ou causas pontuais e admitem o uso de todo o valor principal, levando o saldo a zero, conforme os objetivos estabelecidos.

Já os Fundos de Investimento são uma modalidade de aplicação financeira coletiva, que reúnem recursos de diversos investidores com a finalidade principal de obtenção de lucro para cada um destes.


Sobre a SITAWI

Somos uma organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras, que atua desde 2008 na mobilização de capital para impacto socioambiental positivo.

+R$300 milhões

mobilizados

para impacto

socioambiental

+69 Fundos

Filantrópicos

(30 ativos)

+77 transações

de Investimento

de Impacto realizadas

+2.290

iniciativas

apoiadas

+12 milhões de pessoas

alcançadas

por todo o país

FALE CONOSCO

Reconhecimentos

SITAWI Fundos Patrimoniais - 2022