Olhar socioambiental para o Plano Trienal 2020-22

Caminhos da Responsabilidade Socioambiental no BNDES

Faça o download do estudo:

Preencha o formulário abaixo

Preencha corretamente os campos marcados

Enviando...

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios.

Responsabilidade Socioambiental no Setor Financeiro

A publicação analisa as metas e entregas do Plano Trienal 2020-2022 do BNDES à luz dos potenciais impactos socioambientais (positivos e negativos) por elas desencadeados. A análise também levanta riscos socioambientais que podem afetar o desempenho dos projetos apoiados pelo Banco. Por fim, são apresentadas recomendações com o objetivo de auxiliar o gerenciamento de impactos e riscos.

O Plano Trienal 2020-2022 foi divulgado em dezembro de 2019 pelo Banco e, em agosto de 2020, foi divulgado o segundo reporte de progresso. O Plano prevê 15 entregas com metas mensuráveis e relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As entregas do Plano consideram duas frentes de atuação:
     (i)  Concessão de crédito, ou seja, desembolsos do BNDES a projetos; e
     (ii) Prestação de serviços e estruturação de projetos, em que o BNDES estrutura operações em parceria com entes públicos para atrair investimentos privados, através de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões.

 

Assim como as demais publicações da série Caminhos da Responsabilidade Socioambiental no BNDES, desenvolvida pela SITAWI com apoio da Fundação Mott desde 2016, esta se propõe a avaliar a gestão socioambiental do BNDES e contribuir com o alinhamento e a efetividade do Banco na agenda de desenvolvimento sustentável. A principal novidade é a recomendação para que o Banco passe a incorporar instrumentos de gestão socioambiental em todas as etapas do apoio a PPPs e concessões, de forma análoga ao que é feito na concessão de crédito. Outra novidade é a consideração das diversas consequências da crise sanitária. Incorporamos uma leitura de como questões socioambientais se tornam ainda mais relevantes para algumas entregas previstas pelo BNDES em seu Plano Trienal e em sua estratégia de apoio à recuperação econômica.

SOBRE A SITAWI

A SITAWI Finanças do Bem é uma organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social e na análise da performance socioambiental de empresas e instituições financeiras que acredita na inovação como forma de desenvolvimento social.

"Um mundo onde o capital é mais barato, abundante e paciente para organizações e negócios que geram impacto socioambiental positivo."