Caminhos da Responsabilidade Socioambiental no BNDES

Análise e propostas para a evolução do desempenho socioambiental do BNDES

Faça o download!

Preencha o formulário abaixo

Preencha corretamente os campos marcados

Enviando...

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios.

Responsabilidade Socioambiental no Setor Financeiro

Patrocinado pela Fundação Mott, a publicação analisa as práticas de gestão socioambiental do BNDES e dá recomendações ao banco para que as desenvolva em linha com as exigências da Resolução 4.327/14 do CMN e melhores práticas internacionais de bancos de desenvolvimento.

“O BNDES é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e um dos maiores investidores institucionais do Brasil. Quando o banco avança na sua gestão socioambiental, isso tem impacto direto para toda a sociedade, além de sinalizar ao mercado a necessidade de critérios socioambientais nas decisões de investimento”Guilherme Teixeira, Consultor de Finanças Sustentáveis e autor da publicação



A integração de aspectos socioambientais nos processos de decisão de investimento das instituições financeiras materializa o compromisso desses agentes de apoiar atividades que utilizem seus recursos sem violar os direitos humanos ou degradar o meio ambiente.

A preocupação com estes impactos assume papel ainda mais relevante para as instituições financeiras de desenvolvimento, que têm como missão o desenvolvimento sustentável dos territórios onde atuam.

No caso particular do BNDES, por se tratar de um banco nacional de desenvolvimento, sua atuação é um instrumento da execução de políticas públicas do Governo Federal. Assim, o banco apoia os setores público e privado a investirem em projetos que contribuam para o desenvolvimento da economia nacional.

Sob esta perspectiva, analisamos o estágio atual da gestão socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), visando discutir possibilidades de evolução e fornecer à sociedade civil subsídios para seu engajamento junto ao banco neste processo.

SOBRE A SITAWI

A SITAWI Finanças do Bem é uma organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social e na análise da performance socioambiental de empresas e instituições financeiras que acredita na inovação como forma de desenvolvimento social.

"Um mundo onde o capital é mais barato, abundante e paciente para organizações e negócios que geram impacto socioambiental positivo."