Relatório Anual 2017

Com objetivo de dar mais transparência às ações, compromissos e impactos,
a SITAWI Finanças do Bem apresenta seu 9° Relatório Anual.

Preencha o formulário abaixo

Preencha corretamente os campos marcados

Enviando...

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

SOBRE ESTE RELATÓRIO

A SITAWI apresenta seu 9º Relatório Anual, produzido de acordo com os Padrões da Global Reporting Initiative (GRI Standards), na opção Essencial. O relato faz parte de uma política de transparência e considera os aspectos de maior relevância para a organização e seus públicos de interesse. Foram consideradas as atividades da SITAWI no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2017 e contempladas 100% das operações dos programas Finanças Sociais e Finanças Sustentáveis.

As informações presentes neste relatório contaram com elaboração de toda a equipe e acompanhamento do CEO e do Diretor do programa de Finanças Sustentáveis, sendo provenientes de documentos de controle interno e dados fornecidos pelas organizações parceiras e negócios de impacto apoiados. Vale ressaltar que não houve mudanças significativas no decorrer do período coberto pelo relatório em relação a porte, estrutura, membresia, participação acionária ou cadeia de fornecedores da organização.

Os demonstrativos financeiros contábeis auditados estão disponíveis em nosso website e os demonstrativos gerenciais encontram-se ao final deste relatório. Caso deseje comentar ou solicitar mais informações sobre nosso Relatório Anual, entre em contato conosco pelo email contact@sitawi.net.

Com o intuito de reforçar o conceito de Finanças do Bem e ampliar o compromisso com a mobilização de capital para impacto socioambiental positivo, a SITAWI iniciou, em 2013, o Programa de Finanças Sustentáveis, a partir da associação com os projetos e consultores liderados por Gustavo Pimentel. Desde então, o programa vem diversificando seu portfólio e se consolidando como a maior prática de Finanças Sustentáveis no Brasil e na América Latina.

 

Em 2017, o programa realizou um total de 37 projetos, crescimento de 147% com relação a 2013, seu primeiro ano. Considerando receita líquida, o crescimento foi ainda mais expressivo, de 222%. A equipe triplicou, encerrando 2017 com 14 profissionais, a maior do Brasil e da América Latina dedicada ao tema.

 

"A SITAWI tem sido uma excelente apoiadora e divulgadora dos Princípios para Investimento Responsável, tanto como signatária quanto parceira. Sua equipe está sempre envolvida nos grupos de trabalho e fóruns sobre o tema, contribuindo de forma exemplar para o desenvolvimento de uma agenda sustentável, não só no Brasil, mas no mundo todo. Que os próximos 10 anos sejam de ainda mais sucesso e realizações!"

Tatiana Assali, Head of Latin America,

PRI Principles for Responsible Investment

 

R$16 milhões mobilizados, destes, R$5 milhões foram no ano de 2017, refletindo um crescimento acelerado do capital mobilizado e +30 negócios apoiados. Somos o investidor de impacto mais ativo do Brasil

 

Há 10 anos, a SITAWI constituiu o primeiro Fundo Socioambiental Rotativo do Brasil, apoiando organizações sociais e empreendedores de impacto por meio de Empréstimos Socioambientais. Ao longo do tempo, essa iniciativa pioneira das Finanças Sociais no país, cresceu e floresceu.

Em 2012, foi criado o primeiro Fundo Filantrópico, um modelo que possibilitou o co-investimento de capital filantrópico de múltiplos atores em estratégias comuns e a incubação e apoio a iniciativas sociais pioneiras no Brasil. Desde então, já criamos mais de 20 Fundos Filantrópicos, com diversos parceiros e causas apoiadas.

Fomos pioneiros no desenvolvimento e na estruturação dos Contratos de Impacto Social (CIS) no Brasil. Em 2015, através de uma consultoria para o Banco Interamericano de Desenvolvimento, estudamos a viabilidade técnica desse mecanismo em duas áreas temáticas e, desde então, atuamos na pesquisa e desenvolvimento de novas oportunidades de contratos e na estruturação do primeiro CIS na área de saúde do Brasil.

Em 2017, foi instituída a área de Coordenação de Programas Territoriais que, além da gestão financeira de grandes projetos, possibilita a coordenação de diversos parceiros, financiadores e organizações implementadoras para um objetivo socioambiental específico. Esse foi um grande marco na atuação da SITAWI, tanto do ponto de vista de escala de capital movimentado, quanto em termos de desenvolvimento organizacional e impacto socioambiental.

FINANÇAS DO BEM

A SITAWI Finanças do Bem é uma organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social e na análise da performance socioambiental de empresas e instituições financeiras. Fundada em 2008, a SITAWI conta com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo.

 

A atuação da SITAWI é desenvolvida a partir de dois programas: Finanças Sociais e Finanças Sustentáveis. Esses dois pilares são responsáveis, respectivamente, pela gestão de capital filantrópico de forma eficiente e pelo aconselhamento do capital financeiro, integrando questões socioambientais na tomada de decisão dos atores envolvidos.

 

"Um mundo onde o capital é mais barato, abundante e paciente para organizações e negócios que geram impacto socioambiental positivo"