Mudanças Climáticas e seus Impactos na Sociobiodiversidade do Rio Juruá


O Programa Território Médio Juruá*  é uma iniciativa de desenvolvimento territorial focada no Médio Juruá, uma região de alta importância biológica no estado do Amazonas, que tem como objetivo a conservação da biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida das populações tradicionais e indígenas do território.


Nesta pesquisa, o objetivo é gerar um panorama sobre tais impactos nos modos de vida tradicionais das comunidades amazônicas, especialmente do Médio Juruá e seu entorno, bem como gerar subsídios para aumentar a resiliência das cadeias produtivas.


Essa bacia hidrográfica, composta por mais de 2 milhões de hectares repletos de lagoas, várzeas e rios interconectados, foi reconhecida em 2018 como Sítio Ramsar, passando a compor uma seleta lista de áreas úmidas de importância internacional. O título representa enorme responsabilidade e também uma oportunidade para ações de uso sustentável que garantam a biodiversidade e a qualidade de vida das populações que lá residem.


No entanto, isso só é possível com a participação dos que vivem o dia a dia do Juruá, das organizações da sociedade civil e do poder público compromissados com a qualidade de vida de todos. Com este estudo, a SITAWI e os parceiros do Programa Território Médio Juruá – USAID, Natura, Coca-Cola Brasil e Fórum do Território Médio Juruá – também buscam estimular iniciativas de conservação da biodiversidade local e de desenvolvimento social, ambiental e econômico da região.


O estudo Mudanças climáticas e seus impactos na Sociobiodiversidade do rio Juruá foi desenvolvido por João Vitor Campos-Silva com a participação de André Braga Junqueira, Guilherme G. Mazzochini, Alfredo L. Perez, Marcel Silva, Mariana Estevo, Paulo C.M. Andrade e revisado por Roland Widmer, Felipe J. Pires e Júlia Tavares sob coordenação da SITAWI no âmbito do Programa Território Médio Juruá.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de spam. Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios.

Apoio:

Coordenação: