Um sistema financeiro que considera a sustentabilidade em suas decisões de investimentos pode reduzir riscos de instabilidade decorrente de questões socioambientais e promover novas oportunidades de negócios alinhadas a uma sociedade mais justa, mais resiliente e com uso mais eficiente de recursos.


A relevância econômica, o capital natural, o histórico de legislações e compromissos do setor privado neste tema, bem como os desafios socioambientais e as lacunas de investimento a serem solucionadas colocam o Brasil em uma posição central na agenda das finanças sustentáveis. As experiências nacionais e internacionais indicam que o avanço nesta agenda passa por um ambiente regulatório apropriado, que facilite e amplie a incorporação da sustentabilidade. 


Com base nisso, a SITAWI e a Frankfurt School analisaram o atual estágio das principais regulações relacionadas às finanças sustentáveis no Brasil e identificaram oportunidades de aperfeiçoamento, considerando iniciativas em andamento e novas ações a serem iniciadas. O resultado foi um roadmap de aperfeiçoamento da regulação nacional para promoção das finanças sustentáveis.


A iniciativa foi liderada pelo projeto Finanças Brasileiras Sustentáveis (FiBRas), uma parceria da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) com o Ministério da Economia do Brasil, e foi endossada pelo Laboratório de Inovação Financeira (LAB).


Diversas organizações do ecossistema de finanças sustentáveis contribuíram por meio de entrevistas e sugestões para este documento. Nele, são apresentadas nove ações concretas para fazer parte de uma estratégia de aperfeiçoamento da regulação de diferentes segmentos dos setores financeiro e produtivo. 


_________________________________________________________________________________________________________

SITAWI Finanças do Bem

A SITAWI Finanças do Bem é uma organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social e na análise da performance socioambiental de empresas e instituições financeiras. Seus programas de Finanças Sociais e Finanças Sustentáveis contribuem para sua missão de mobilizar mais capital, promover seu melhor uso e alocação para transformar mais vidas. Fundada em 2008, a SITAWI conta com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Saiba mais: www.sitawi.net