RÉGUA DE SENSIBILIDADE AO RISCO CLIMÁTICO


GUIA ORIENTADOR PARA USO DOS BANCOS



Em março de 2019 a FEBRABAN propôs um conjunto de ações para que o sistema bancário brasileiro implemente as Recomendações da Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD). Estas Recomendações são uma iniciativa do Financial Stability Board (FSB) do G20 para apoiar a divulgação de informações financeiras relacionadas às mudanças climáticas, permitindo às instituições financeiras e empresas melhorar sua gestão de riscos e oportunidades climáticas. Em suas recomendações, a TCFD identifica os setores mais críticos no que diz respeito à exposição aos riscos climáticos. O reporte de informações sobre estes setores, como os de Óleo e Gás, Agricultura, Químico e Mineração, deve receber atenção prioritária, tanto pelas empresas que neles atuam, como pelas instituições financeiras.



Para auxiliar os bancos nesta trajetória de implementação da TCFD, a FEBRABAN desenvolveu a Régua de Sensibilidade ao Risco Climático, uma ferramenta que permite uma análise da sensibilidade da carteira de crédito dos bancos aos riscos climáticos. A Régua tem dois objetivos:


I. Facilitar a priorização de ações relativas ao gerenciamento de riscos climáticos;


II. Facilitar a análise de materialidade das Divulgações Recomendadas pela TCFD para o banco.


A Régua foi desenvolvida junto ao Grupo de Trabalho de Riscos Climáticos e testada de maneira piloto por alguns bancos. Este Guia visa orientar a sua aplicação.

_________________________________________________________________________________________________________

SITAWI Finanças do Bem

A SITAWI Finanças do Bem é uma organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social e na análise da performance socioambiental de empresas e instituições financeiras. Seus programas de Finanças Sociais e Finanças Sustentáveis contribuem para sua missão de mobilizar mais capital, promover seu melhor uso e alocação para transformar mais vidas. Fundada em 2008, a SITAWI conta com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Saiba mais: www.sitawi.net