GUIA DE FERRAMENTAS DE APOIO À GESTÃO DE RISCOS CLIMÁTICOS

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios.



Em 2018, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), com o apoio técnico da SITAWI, definiu uma série de ações que o setor bancário brasileiro deve tomar para que se aproxime gradativamente das recomendações da Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD).


Nesse sentido, o "Guia de Ferramentas de Apoio à Gestão de Riscos Climáticos" foi elaborado pela FEBRABAN com apoio da SITAWI para apresentar bases de dados e mapas para consulta de informações relacionadas aos riscos climáticos de determinadas localidades e empresas. São ferramentas abertas - de acesso livre, ou fechadas - cujo acesso depende de assinatura / contratação. Estas ferramentas permitem aos bancos coletar, de maneira sistematizada, informações relativas ao risco climático de suas operações de crédito.



Em 2017, a TCFD, força-tarefa criada pelo Financial Stability Board, publicou uma série de medidas para que empresas e instituições financeiras divulguem informações referentes aos impactos financeiros das mudanças climáticas em seus negócios e sobre suas práticas para tratar deste tema. O objetivo é gerar maior entendimento dos mercados sobre como os riscos físicos, de transição e as oportunidades relacionadas às mudanças do clima podem impactar suas atividades.


A SITAWI vem apoiando a FEBRABAN no desenvolvimento de ferramentas, guias e práticas para a implementação da TCFD.






Realização

_________________________________________________________________________________________________________

SITAWI Finanças do Bem

A SITAWI Finanças do Bem é uma organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social e na análise da performance socioambiental de empresas e instituições financeiras. Seus programas de Finanças Sociais e Finanças Sustentáveis contribuem para sua missão de mobilizar mais capital, promover seu melhor uso e alocação para transformar mais vidas. Fundada em 2008, a SITAWI conta com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Saiba mais: www.sitawi.net