Financing sustainable infrastructure in Latin America and the Caribbean


MARKET DEVELOPMENT AND RECOMMENDATIONS



O desenvolvimento econômico e inclusivo na América Latina e no Caribe (LAC) é viabilizado por ativos e serviços de infraestrutura, água, eletricidade, transporte e informação e comunicação, considerados como a sua espinha dorsal. Nesse contexto, uma infraestrutura bem desenhada é essencial para esse desenvolvimento e impacta diretamente na redução da desigualdade. A longa vida útil de ativos de infraestrutura significa que decisões atuais terão impactos duradouros nas economias, tornando crucial a inclusão da sustentabilidade no seu desenvolvimento.


O relatório "Financing Sustainable Infrastructure in Latin America and the Caribbean", publicado pelo BID e com co-autoria da SITAWI e da South Pole, mapeou os instrumentos financeiros e de mercado de capitais para financiar infraestrutura sustentável na América Latina e no Caribe, com foco no Brasil, na Argentina, no Chile, no Peru, na Colômbia e no México. 




Os 6 países representam 75% do PIB da América Latina e do Caribe e foram selecionados com base no nível de desenvolvimento do seu mercado financeiro, assim como no tamanho de suas economias. Para cada país, há uma análise da regulação e do mercado e estudos de casos emblemáticos, fechando com recomendações para expandir o mercado.


_________________________________________________________________________________________________________

SITAWI Finanças do Bem

A SITAWI Finanças do Bem é uma organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social e na análise da performance socioambiental de empresas e instituições financeiras. Seus programas de Finanças Sociais e Finanças Sustentáveis contribuem para sua missão de mobilizar mais capital, promover seu melhor uso e alocação para transformar mais vidas. Fundada em 2008, a SITAWI conta com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Saiba mais: www.sitawi.net