Finanças Sustentáveis

O Programa Finanças Sustentáveis conscientiza, capacita e aconselha investidores, financiadores, empresas e governos na incorporação de questões ambientais, sociais e de governança (ASG em português, ou ESG em inglês) em suas atividades e alocação de recursos. 

Consultoria ESG para Instituições Financeiras e Fundos

Apoiamos 12 fundos de infraestrutura, venture capital e private equity a estruturarem abordagens ESG e de impacto.

Trabalhamos com 8 dos 10 maiores bancos brasileiros na elaboração de estratégias e produtos de finanças sustentáveis.


Realizamos a capacitação ESG de +850 profissionais do mercado, além de seguir apoiando associações setoriais, principalmente FEBRABAN e ABDE, na sistematização de melhores práticas em finanças sustentáveis no Brasil.

Quer estruturar uma estratégia de crédito ou um fundo com abordagem ESG ou de Impacto, em linha com as melhores práticas? 

Consultoria ESG para Empresas

Apoiamos 40+ empresas a integrarem ESG 

 na estratégia, identificando riscos e oportunidades climáticas, além de aprimorar a comunicação com investidores.

Auxiliamos a Neoenergia no aperfeiçoamento do plano de ação para continuar sua trajetória ESG. Fizemos parte do diagnóstico e aprimoramento do CDP clima e água, além de mapear e valorar riscos e oportunidades climáticas. Fomos parceiros da BRF na construção de uma estratégia net-zero alinhada à ciência e ao mercado. Contribuímos para o AAA no rating ESG da MSCI da AES Brasil, apoiando na concepção e conteúdo do Relatório de Performance ESG. Também apoiamos a jornada ESG de médias empresas, como a Edmond, green fintech exclusiva para o setor de energia solar.

Quer uma estratégia ESG que melhore o planeta e converse com as demandas de investidores e financiadores? 

Pesquisa e Avaliação ESG

Fomos responsáveis pelo parecer de segunda opinião em 53 operações sustentáveis de crédito, um aumento de 190% em comparação com o ano anterior.

Desde 2016, a SITAWI assinou +100 pareceres para operações sustentáveis de crédito. Mantivemos nossa posição pioneira no mercado com mais de 50% do market share das avaliações independentes das emissões brasileiras domésticas, com destaque para operações emblemáticas como a da Fleury e da Volksvagen.


Avançamos nossa cobertura de Research ESG para 319 empresas da América Latina e, semanalmente, enviamos análises a partir do nosso informativo Alerta ASG. Ultrapassamos a marca de 100 diligências ESG e de impacto em operações de M&A e project finance.

Para verificar se suas captações são elegíveis a rótulos de sustentabilidade e para desenvolver projetos de avaliação ESG.

Programas

Avançamos no engajamento de investidores brasileiros na temática de mudanças climáticas.

Através da nossa iniciativa IPC – Investidores pelo Clima, engajamos mais 35 investidores profissionais brasileiros, entre gestoras de recursos, fundos de pensão, seguradoras e family offices, com um patrimônio sob gestão superior a R$3 trilhões. Em 2021, participamos da COP-26, com o lançamento de um posicionamento inédito por parte dos investidores. Assim como o IPC, a área de Programas também atua no consórcio de implementação do Brazil Green Finance Programme. Durante o período, também desenvolveu publicações e projetos focados no desenvolvimento sustentável junto a governos e instituições de desenvolvimento, como TNC, GIZ e BID, que fomentaram o avanço das Finanças Sustentáveis no país.

Investidores pelo Clima (IPC) na COP 26 em 2021

Quer desenvolver um programa que fomente a melhoria das práticas ESG no mercado como um todo?

América Latina e Caribe

Ampliamos nossa presença na América Latina e Caribe,  atuando em 4 novos países.

A SITAWI vem expandindo cada vez mais sua atuação em consultoria, pesquisa e avaliação na região. No total, foram mais de 50 projetos executados ao longo do ano, nos levando a superar a marca de 20 países em que atuamos. O compromisso com a geração de conhecimento e desenvolvimento do tema no mercado regional também foi destaque em 2021, resultando em mais de 20 artigos e publicações na mídia. 


Começamos a atuar de maneira estruturada nos temas de diversidade, inclusão e gênero, com projetos emblemáticos para três instituições: ecoBusiness Fund, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Quer levar ESG para o coração da atividade bancária?

Gestão de pessoas e reconhecimentos institucionais

Recebemos certificação da GPTW como um excelente lugar para trabalhar


A pesquisa de clima realizada pela Great Place To Work, que contou com adesão de 87% dos colaboradores, destacou o sentimento de credibilidade, orgulho e companheirismo entre as equipes da SITAWI, obtendo índice de satisfação superior a 80%. O resultado servirá de insumo para aprimorar políticas de gestão dos Programas Finanças Sociais e Finanças Sustentáveis, agora independentes, para os próximos anos.


Em 2021 lançamos o 1º Programa de Estágio da SITAWI, com uma jornada estruturada para desenvolvimento e acompanhamento das pessoas estagiárias. Para cumprir nosso papel frente às desigualdades no mercado de trabalho e aumentar a diversidade e inclusão em nosso time, 52% das pessoas selecionadas pertencem a grupos de diversidade sub-representados em nosso quadro atual.

 

E isso é só o começo! Junte-se ao universo das Finanças do Bem e ajude a desenvolver soluções inovadoras para toda a sociedade.

Trabalhe conosco!

Há mais de 13 anos trabalhamos em prol do impacto positivo e você é nosso(a) aliado(a) nessa missão. Embarque nessa jornada de transformação com a SITAWI em 2022!

Entrar em contato

Ao informar meus dados, estou ciente e concordo com as diretrizes da Política de Privacidade da SITAWI.

Sobre a SITAWI

A SITAWI Finanças do Bem atua na análise da performance socioambiental de empresas e instituições financeiras. O programa Finanças Sustentáveis é responsável por avançar a integração de temas ASG nas decisões de investimento de bancos de desenvolvimento, bancos comerciais, fundos de pensão, de private equity, asset managers, seguradoras, fundações filantrópicas, ONGs, associações, think-tanks e grandes empresas. Fundada em 2008, a SITAWI conta com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Bogotá.

Conheça a SITAWI

2022 - SITAWI Finanças do Bem