Qual o real valor do pirarucu?
O pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do mundo, cuja cadeia de manejo sustentável é de extrema relevância para melhorar a qualidade de vida das pessoas de modo integrado à conservação da biodiversidade na Amazônia. Isso porque reúne um conjunto de diretrizes para a conservação da biodiversidade e a preservação da espécie, sendo a única maneira em que a pesca é permitida.
Atualmente, sua avaliação é restrita a métricas tradicionais de mercado, como receitas e despesas. Proporcionando uma visão limitada do valor econômico total da sua contribuição, sem reconhecer adequadamente os impactos positivos sociais, econômicos e ambientais em processos de tomada de decisões.
Para a realidade da Amazônia, o reconhecimento do verdadeiro valor dos produtos da sociobiodiversidade deve ser visto como uma oportunidade para corrigir o ambiente econômico distorcido e orientar processos de tomada de decisões que fortaleçam economias em harmonia com as pessoas e a natureza.
Aqui você encontra dois materiais: um sumário executivo e a versão completa do estudo.
Sobre a publicação
O estudo da Sitawi baseia-se na abordagem do True Cost Accounting (TCA) para o caso do manejo sustentável do pirarucu no Território Médio Juruá, no Amazonas. O material identifica o diferencial entre os preços reais pagos às comunidades e associações locais e os preços justos que deveriam ser pagos pelo mercado ou cobertos por regulamentações, incentivos econômicos e instrumentos financeiros, considerando uma remuneração ideal embutida de valores econômicos, sociais e ambientais, de modo a incentivar uma transição para políticas e ações mais justas e sustentáveis.
A análise apontou que o preço mínimo definido de comercialização do pirarucu originário do manejo sustentável não é suficiente para cobrir os custos relacionados à cadeia produtiva. E, se fosse levada em consideração a dimensão social, ou seja, o valor que as pessoas atribuem ao trabalho realizado por quem trabalha na cadeia, o estudo apontou que ele deveria ser ainda maior.
Território Médio Juruá (TMJ)
Está localizado no sudoeste do Estado do Amazonas, no município de Carauari, a 1.676 km de Manaus, por via Fluvial. É banhado pelo rio Juruá, um dos principais afluentes do rio Amazonas e uma das mais importantes fontes de pescado, comercializadas em toda a Amazônia brasileira. O território é de alta importância ecológica por sua biodiversidade, com uma área de 1,2 milhão de ha, além de apresentar elevada organização sociopolítica, onde as comunidades locais têm desempenhado um papel central em arranjos comunitários com foco no uso e manejo de recursos naturais.
Acompanhe a Sitawi nas redes sociais