Estratégia de Finanças Climáticas para as

IFDs Brasileiras

Comissionado pela Embaixada Britânica - Foreign and Commonwealth Office, com parceira da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e coordenação técnica da SITAWI Finanças do Bem, este relatório tem como objetivo gerar recomendações para o desenvolvimento de uma estratégia de finanças climáticas para a Associação Brasileira de Desenvolvimento e suas Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) associadas, como parte do Projeto de Estratégia de Finanças Climáticas.


Estratégias de finanças climáticas compreendem a definição de políticas, planos de ação e medição de desempenho associadas a objetivos de combate à mudança do clima por parte de instituições financeiras. Isto consiste em avaliar internamente os riscos associados à mudança do clima nas operações e carteiras das instituições e oportunidades de negócios para desenvolvimento de linhas de financiamento climáticas, em consonância com os compromissos da NDC dos países.


Este relatório analisa o atual posicionamento das instituições do Sistema Nacional de Fomento no que concerne ao combate à mudança do clima e ao atingimento das metas estabelecidas pelo Acordo de Paris através da Contribuição Nacional Determinada do Brasil (NDC). Inclui também uma análise de benchmark com instituições financeiras de desenvolvimento internacional, especialmente na América Latina.

Realização:

Coordenação técnica:

Associação Brasileira de Desenvolvimento

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) reúne as Instituições Financeiras de Desenvolvimento presentes em todo o país – bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por unidades da Federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento, agências de fomento –, além da Finep e do Sebrae. Essas instituições compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF). A ABDE define estratégias e discute ações indutoras do SNF, tendo como meta constante o aprimoramento da atuação de seus associados para que essas instituições financiem com eficiência o desenvolvimento brasileiro. 




Missão Diplomática Britânica no Brasil 

É formada pela Embaixada (localizada em Brasilia) e pelos Consulados Britânicos (presentes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife). É a responsável pelas relações bilaterais entre o Reino Unido e o Brasil. 




SITAWI Finanças do Bem

A SITAWI Finanças do Bem é uma organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social e na análise da performance socioambiental de empresas e instituições financeiras. Seus programas de Finanças Sociais e Finanças Sustentáveis contribuem para sua missão de mobilizar mais capital, promover seu melhor uso e alocação para transformar mais vidas. Fundada em 2008, a SITAWI conta com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Saiba mais: www.sitawi.net