Ferramenta para estimativa de

EMISSÕES DE CO2e

VERSÃO BETA

O QUE É?

A ferramenta desenvolvida pelo IPC gera fatores de emissão que permitem estimar as emissões absolutas (tCO2eq) de escopo 1 e 2 de empresas brasileiras. A estimativa é baseada em informações públicas de mais de 600 empresas brasileiras de capital aberto, a partir de informações públicas, disponibilizadas pelas empresas e por outras bases de dados. A versão beta, que foi desenvolvida em formato excel, será em breve atualizada e disponibilizada em um sistema online.

PARA QUEM?

A ferramenta pode ser utilizada de forma gratuita, por qualquer pessoa interessada em estimar emissões. Seu público-alvo principal são investidores profissionais (asset owners e asset managers) interessados em calcular a pegada de carbono de seu portfólio e de suas investidas.

ACESSE A FERRAMENTA

POR QUÊ?

O crescente interesse pela temática ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês), principalmente mudanças climáticas, impulsionou a formulação de regulações por todo o globo com o objetivo de trazer maior transparência e padronização ao tema. Com isso, o volume de emissões de GEE pelas companhias se tornou uma informação essencial para atores do mercado financeiro cumprirem seu dever fiduciário, descarbonizarem seus portfólios e garantirem a gestão eficiente do risco climático a que estão expostos.


Um grande desafio para a descarbonização de portfólios de investimento é a ausência de informação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) das empresas investidas, que muitas vezes não possuem ou não divulgam esses dados. A ferramenta facilita o cálculo da pegada de carbono de portfólios de investimento, possibilitando estimar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) escopo 1 e 2 de empresas investidas que não divulgam suas emissões, com base em seu setor de atuação.

COMO FUNCIONA?

A ferramenta utiliza como proxy os fatores de emissão de GEE (em tCO2e/BRL) de mais de 600 companhias brasileiras de capital aberto para estimar a potencial emissão de uma companhia que não mensura ou divulga esse dado. Nesta primeira versão da ferramenta, foram consideradas as emissões de escopo 1 e 2. Os dados são delimitados por atividade econômica e pela receita bruta da empresa.


Para a realização da proxy foram considerados como insumos:



  • Classificações setoriais, disponíveis no site da B3 e do GICS;
  • Dados públicos de mais de 600 companhias de capital aberto, disponíveis nos respectivos sites de relações com investidores;
  • Dados disponibilizados pelo Registro Público de Emissões.

DISCLAIMER

Os dados contidos na ferramenta são estimativas baseados em materiais e informações disponibilizados publicamente e não constituem recomendações de investimento.

SOBRE OS INVESTIDORES PELO CLIMA (IPC)

O IPC – Investidores pelo Clima é uma iniciativa da SITAWI Finanças do Bem, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), através de seu Programa Economia Zero Emissões, sendo uma abordagem pioneira, com o principal objetivo de engajar e capacitar investidores profissionais locais para que avancem na agenda da descarbonização de portfólios, enquanto buscam retornos melhor ajustados ao risco. Alguns movimentos internacionais já vêm atuando junto a investidores visando a redução da pegada de carbono de seus portfólios. Tais movimentos entendem que tanto gestores quanto proprietários de ativos têm sua parcela de responsabilidade no processo de aquecimento global, uma vez que são financiadores da economia real. Com base neste desafio, a SITAWI e o iCS assumiram protagonismo no engajamento de investidores nacionais a fim de que estes busquem contribuir com as metas assumidas no Acordo de Paris.


Para saber mais sobre a iniciativa, visite nosso site.

Cadastre-se

Para fazer o download da ferramenta e calcular a emissão de CO2 do seu portfólio!

Ao informar meus dados, estou ciente e concordo com as diretrizes da Política de Privacidade da SITAWI.

Dúvidas, comentários ou sugestões sobre a ferramenta, entre em contato conosco através do e-mail ipc@sitawi.net