ACOMPANHAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO ROADMAP TCFD/FSB PELO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO

Quero baixar

Desde 2018, a SITAWI apoia a FEBRABAN em iniciativas para implementar no setor bancário brasileiro as Recomendações da Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD), lançadas em 2017 pelo Financial Stability Board (FSB).


Esta iniciativa, realizada com a participação de um grupo de trabalho integrado em 2020 por 14 bancos e o apoio técnico da SITAWI Finanças do Bem, tem compartilhado conhecimento, métodos e ferramentas desenhadas de acordo com o contexto nacional para ampliar a disponibilidade e qualidade de informações financeiras relacionadas às mudanças climáticas.


Todas as ações construídas coletivamente com os bancos seguem o Roadmap divulgado em 2019 pela FEBRABAN para apoiar o setor na trajetória de alinhamento à TCFD. O Roadmap também apresentou recomendações a serem implementadas individualmente pelos bancos.


Ainda em 2019, a FEBRABAN realizou algumas ações-chave da implementação das Recomendações da TCFD no país, como a elaboração da “Régua de Sensibilidade ao Risco Climático” e a “Ferramenta de correlação de frameworks de reporte com as Recomendações TCFD”. Treinamentos sobre a TCFD para equipes técnicas dos bancos também foram realizados. Este trabalho foi reconhecido pela própria Força Tarefa como um dos cases de progresso na implementação das Recomendações.

Em 2021, as ações continuarão seguindo um processo de aperfeiçoamento contínuo do Roadmap, atualizado para contemplar as lições aprendidas nos anos anteriores.


Tal como o Relatório de Progresso 2026, referente ao ano de 2019, o objetivo deste relatório é atualizar quanto à implementação das Recomendações da TCFD pelo setor bancário no Brasil, identificando aprendizados e novos caminhos para a continuidade do trabalho, a partir das seguintes informações:


I. Prestação de contas das ações realizadas no nível da FEBRABAN, implementadas de acordo com o que foi estabelecido no Roadmap e considerando aperfeiçoamentos a partir das lições aprendidas desde então;


II. Resumo das ações realizadas individualmente pelos bancos brasileiros e reportadas à FEBRABAN;


III. Compartilhamento da agenda TCFD no setor financeiro.

Recebe no seu e-mail

Realização