Caminhos da Responsabilidade Socioambiental no BNDES

Análise e propostas para a evolução do desempenho socioambiental do BNDES

Faça o download!

Preencha o formulário abaixo

Preencha corretamente os campos marcados

Enviando...

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Responsabilidade Socioambiental no Setor Financeiro

Patrocinado pela Fundação Mott, a publicação analisa as práticas de gestão socioambiental do BNDES e dá recomendações ao banco para que as desenvolva em linha com as exigências da Resolução 4.327/14 do CMN e melhores práticas internacionais de bancos de desenvolvimento.

“O BNDES é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e um dos maiores investidores institucionais do Brasil. Quando o banco avança na sua gestão socioambiental, isso tem impacto direto para toda a sociedade, além de sinalizar ao mercado a necessidade de critérios socioambientais nas decisões de investimento”Guilherme Teixeira, Consultor de Finanças Sustentáveis e autor da publicação



A integração de aspectos socioambientais nos processos de decisão de investimento das instituições financeiras materializa o compromisso desses agentes de apoiar atividades que utilizem seus recursos sem violar os direitos humanos ou degradar o meio ambiente.

A preocupação com estes impactos assume papel ainda mais relevante para as instituições financeiras de desenvolvimento, que têm como missão o desenvolvimento sustentável dos territórios onde atuam.

No caso particular do BNDES, por se tratar de um banco nacional de desenvolvimento, sua atuação é um instrumento da execução de políticas públicas do Governo Federal. Assim, o banco apoia os setores público e privado a investirem em projetos que contribuam para o desenvolvimento da economia nacional.

Sob esta perspectiva, analisamos o estágio atual da gestão socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), visando discutir possibilidades de evolução e fornecer à sociedade civil subsídios para seu engajamento junto ao banco neste processo.

SOBRE A SITAWI

A SITAWI Finanças do Bem é uma organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social e na análise da performance socioambiental de empresas e instituições financeiras que acredita na inovação como forma de desenvolvimento social.

"Um mundo onde o capital é mais barato, abundante e paciente para organizações e negócios que geram impacto socioambiental positivo."