Caminhos da Responsabilidade Socioambiental no BNDES

UMA AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO NO PERÍODO

DE JUNHO/2016 A JUNHO/2017

BAIXE O ESTUDO

Preencha o formulário para acessar a publicação

Preencha corretamente os campos marcados

Enviando...

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM 🔒

sobre o estudo

No período de junho/2016 a junho/2017, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) passou por uma série de mudanças estruturais e operacionais. Dentre as modificações anunciadas, várias impactam a gestão socioambiental do banco. Além destas, o banco avançou na implementação da sua Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA), realizando entregas já previstas no Plano Plurianual da PRSA (2014-17). A partir do monitoramento realizado pela SITAWI Finanças do Bem durante o período, foram identificadas doze mudanças de destaque, em quatro dimensões: Governança, Políticas Operacionais, Monitoramento das Operações e Captação de Recursos.

Na análise do que cada mudança pode significar para a gestão socioambiental, foram considerados aspectos internos e externos. Nos casos em que as mudanças anunciadas pelo banco ou os desdobramentos propostos também fazem parte de entregas do Plano Plurianual da PRSA, foram identificados os status destas ações, dentro dos prazos pactuados – já considerando a atualização do Plano, publicada em julho/2017.

Esse estudo dá continuidade à análise publicada em setembro/2016 “Caminhos da Responsabilidade Socioambiental do BNDES: Análise e propostas para evolução do desempenho socioambiental do banco” e espera contribuir com o monitoramento da sociedade a respeito do banco e com a busca de soluções nesse caminho de evolução de sua gestão socioambiental.

SITAWI Finanças do bem

Fundada em 2008 com a missão de mobilizar capital para impacto socioambiental positivo, a SITAWI  Finanças do Bem é uma organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para o setor social e na análise da performance socioambiental de empresas e instituições financeiras. A SITAWI monitora e modela impactos socioambientais nos negócios e aconselha instituições financeiras (bancos, seguradoras, fundos de pensão e gestores de recursos) na incorporação de questões socioambientais em suas estratégias de negócio, desenvolvimento de produtos, análise de riscos e investimentos. Em 2016, foi eleita por investidores como a 9ª melhor casa de pesquisa socioambiental do mundo pela Extel Independent Research on Responsible Investment.

A SITAWI Finanças do Bem mobiliza capital para impacto socioambiental positivo.

Saiba mais: www.sitawi.net