Guia para emissão de títulos verdes no Brasil

Este estudo tem como objetivo orientar os participantes e interessados no mercado de títulos de renda fixa no Brasil a respeito do processo de emissão de Títulos Verdes

Acesse a publicação!

Preencha o formulário abaixo

Preencha corretamente os campos marcados

Enviando...

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Guia para Emissão de Títulos Verdes no Brasil

O conteúdo deste relatório foi elaborado com base em referências do mercado internacional de Títulos Verdes, com destaque para a Associação Internacional de Mercado de Capitais (ICMA), responsável pela elaboração dos Green Bond Principles, o Banco Mundial, o International Finance Corporation (IFC) e a Climate Bonds Initiative. O projeto foi conduzido pelo Grupo de Trabalho de Green Bonds da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos e pela Câmara Temática de Finanças Sustentáveis do CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável e teve apoio técnico da SITAWI Finanças do Bem e do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces).

Títulos Verdes (Green Bonds para o mercado internacional) são Títulos de Renda Fixa utilizados para captar recursos com o objetivo de implantar ou refinanciar projetos ou ativos que tenham atributos positivos do ponto de vista ambiental ou climático. Os projetos ou ativos enquadráveis para emissão destes títulos podem ser novos ou existentes e são denominados Projetos Verdes.

Os Títulos Verdes caracterizam-se, também, por financiarem projetos ou ativos de longo prazo, tornando-se uma alternativa importante para estimular e viabilizar iniciativas e tecnologias com adicionalidades ambientais positivas nos diferentes tipos de organização e também para atrair investidores institucionais, tais como fundos de pensão, fundos de previdência, seguradoras e gestores de ativos de terceiros (asset managers).

SITAWI Finanças do Bem

Fundada em 2008 com a missão de mobilizar capital para impacto socioambiental positivo, a SITAWI Finanças do Bem é uma organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para o setor social e na análise da performance socioambiental de empresas e setores.

A SITAWI monitora e modela impactos socioambientais nos negócios e aconselha instituições financeiras (bancos, seguradoras, fundos de pensão e gestores de recursos) na incorporação de questões socioambientais em suas estratégias de negócio, desenvolvimento de produtos, análise de riscos e investimentos. Em 2016, foi eleita por investidores como a 9ª melhor casa de pesquisa socioambiental do mundo e teve o segundo melhor analista socioambiental, além de outros dois integrantes entre os 15 mais bem colocados no IRRI 2016.

"Mobilizar capital para impacto socioambiental positivo"